As diferenças entre limpeza, desinfecção, higienização e sanitização!

14 de abril de 2021

Uma das palavras mais repetidas nesse ano foi, sem dúvidas, desinfecção. O termo, apesar de conhecido, ganhou uma nova importância devido ao enfrentamento de um vírus com um nível de contágio tão alto.

Mas, já desde antes dele, manter o ambiente profissional higienizado e em condições de trabalho é uma das tarefas mais difíceis num local profissional.

Confira abaixo a diferença de cada um desses processos.

O QUE É LIMPEZA?
Limpeza é a atividade que engloba os procedimentos e operações que removem sujidades visíveis, agregadas ou não às superfícies, sem alterá-las, em todos os tipos de ambientes.

Vale ressaltar que a limpeza é a primeira etapa, nela, com um pano seco ou úmido aliado à limpadores, você retira as sujeiras visíveis a olho nu, e já elimina em torno de 60% dos micro organismos presentes.

O QUE É DESINFECÇÃO?
A desinfecção consiste no processo de destruição de microrganismos, principalmente patogênicos – aqueles capazes de transmitir doenças infecciosas – presentes em um ambiente.

O objetivo de um processo de desinfecção de um ambiente consiste no uso e na aplicação de um desinfetante, que visa eliminar das superfícies 99,999% dos germes, bactérias e vírus, assim como o Sars-CoV-2, o causador da Covid-19, reduzindo-os a níveis não patogênicos. Os desinfetantes são classificados e registrados na ANVISA de diferentes formas, dependendo de sua finalidade, exigindo-se maior desempenho em situações mais críticas.

O QUE É HIGIENIZAÇÃO?

A higienização corresponde ao processo que envolve a limpeza seguida da desinfecção. Entende-se como higienização o ato de limpar o ambiente retirando as sujidades seguido pela aplicação de um desinfetante, realizando uma desinfecção. Assim, o ambiente além de limpo, se torna mais seguro. Produtos com dupla função, os multiusos bactericidas, promovem a higienização em uma etapa só, por possuírem em sua formulação agentes de limpeza e de desinfecção. É o processo mais indicado para os ambientes em geral em meio a pandemia.

O QUE É SANITIZAÇÃO?

Sanitizar significa reduzir microrganismos críticos para saúde em níveis considerados seguros, com base em parâmetros estabelecidos, em equipamentos e ambientes, sem danificá-los. É um processo normalmente ligado a indústria alimentícia, utilizando-se de produtos específicos, agentes físicos e térmicos, e obedecendo regras próprias de descontaminação.

Bônus: O QUE É ESTERILIZAÇÃO?

A esterilização consiste em eliminar 100% dos germes, por meio de processos físicos e químicos mais agressivos, utilizando-se de alta temperatura e um tempo maior de operação. Este processo normalmente é utilizado em áreas de máxima segurança, e em artigos cirúrgicos por exemplo.